domingo, 13 de abril de 2008

Delícias de Pascoa II


E mais uma prenda da minha querida amiga , a Senhora das Orquídeas!
Um cremoso arroz doce...

1/2 kg de arroz
1/2 kg de açucar
3/4 de litro de leite
5 ovos
1 colher (sopa) manteiga
duas lascas de limão
3/4 de litro de água

Leva-se ao lume um tacho com a água e o limão. Ao ferver adiciona-se o arroz e quando estiver quase cozido deita-se o leite, mexendo sempre. Mistura-se o açucar e a manteiga e mexe-se até ficar meio enxuto. Retira-se do lume e deita-se as gemas batidas , sempre a mexer para não talhar. Leva-se novamente ao lume par misturar bem. Depois de retirar do lume junta-se duas claras em castelo. Coloca-se num prato epolvilha-se com canela.

Divinal!!!!

Delícias da minha Páscoa

Há bolos que se comem e nos sabem bem na altura e há bolos que se comem e duram o resto da vida. É o caso deste que aqui vos deixo. Não o fiz ainda mas tive o privilégio de o receber na Páscoa. Era grande e por isso esteve uma semana em cima da mesa. E não, não se estragou! Aliás, uma semana depois estava exactamente da mesma maneira como no primeiro dia: fofinho, molhadinho e delicioso!!!!!


Bolo de Laranja e Côco


6 ovos

2 chávenas de açúcar

1 chávena de óleo

2 chávenas de farinha

1 colher (sopa) de fermento

Raspa e sumo de 3 laranjas

5og de côco


Batem-se as gemas com o açucar até ficarem esbranquiçados e vai-se juntando os restantes ingredientes , fivando para o fim as claras batidas em castelo. Leva-se ao forno e depois de retirar, ainda na forma, rega-se o bolo com uma mistura 1 chávena de sumo de laranja com 3 colheres (sopa) de açucar. Para embelezar, pode-se polvilhar o bolo com côco.


A receita é de uma senhora tão doce quanto simpática, a quem tive também o privilégio de conhecer. Obrigada também por esta orquídea!


Sopa de inhame...




...para a minha mais fiel leitora, a Peixinha!!!




Base




Inhame


Abóbora


Salsa




Deixar cozer, desfazer em puré e temperar com sal e azeite.


Como bóias, folhas de nabiças e vagens de favas.




Parece estranho, eu sei, mas experimentem!