Viver é uma concessão. Saber viver um direito. Felicidade uma busca . Ser feliz é consequência de se aprender a viver . (Não me lembro do autor!)
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
De viagem por um bolo de laranja
Deixem-me contar-vos como viajar, pelas pessoas e pelo mundo, enquanto se faz um bolo de laranja ( ou qualquer outro sabor, visto que tudo vem de algures e foi tocado por alguém).
Preparada a mistura básica, junto a laranja em raspa e sumo e vejo-me de volta à selva africana (bafejada pela sorte segundo a guia local): ouço as longas conversas noturnas dos hipopótamos; num olhar rápido e distraído encontro um leão; despeço-me da Àfrica do Sul com um admirável vislumbre, ao longe sobre um ramo de árvore, do leopardo.
Volto a Portugal; com o azeite ( o tesouro de Trás-os- Montes) a lembrar-me manhãs frias e chuvosas de inverno aquecidas pelo tagarelar divertido de homens, vergastando as oliveiras, e mulheres, cuidadosamente selecionando do chão as melhores azeitonas.
E por falar em calor; rumo agora até à Costa Rica ( decido que o chocolate conforta a acidez dos ingredientes anteriores), onde me encanto com a doçura dos costa riquenhos enquanto ajudo na apanha de grãos de cacau.
Delicio-me com tomas diárias e frequentes de chocolate quente, ambicionando atingir o mesmo grau de afetuosidade dos locais.
Um leve toque de canela transporta-me para os mercados de Istambul (barulhentas combinações aromáticas) e perco-me por entre pós e texturas coloridas; com os sentidos inebriados deixo frustrado qualquer vendedor que comigo tenta iniciar um regateio.
Acordo, na minha cozinha aquecida pelo calor do forno, a tempo de levar esta cremosa mistura numa aventura pela alquimia do deserto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário